
Nesta semana na bolsa americana, o foco do mercado está nos dados de inflação de novembro e nos resultados de grandes empresas do SP500.
Essas informações serão analisadas de perto pelos investidores, especialmente antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) marcada para a próxima semana.
Além da bolsa americana — dados econômicos e inflação nos EUA
O índice de preços ao consumidor (CPI) de novembro será divulgado na quarta-feira (11/12), enquanto outros dados relacionados à inflação, como o índice de preços ao produtor (PPI) e o índice de preços de importação/exportação, estão previstos para quinta e sexta-feira, respectivamente.
Esses indicadores ajudarão a compreender como os preços estão se comportando, tanto no mercado interno quanto no comércio exterior.
O CPI, que teve um aumento para 2,6% em outubro, continua acima da meta do Fed, intensificando o debate sobre a redução da taxa básica de juros. As leituras de inflação desta semana serão as últimas antes da reunião de dezembro, onde o Fed decidirá se cortará novamente os juros.
Contudo, autoridades do Fed, atualmente em período de blackout, já sinalizaram que estão avaliando os dados de inflação com cautela antes de tomar qualquer decisão.
Principais relatórios econômicos da semana
Além dos dados de inflação, outros indicadores econômicos importantes estão previstos:
- Segunda-feira (9 de dezembro): Inventários no atacado de outubro (wholesale inventories).
- Terça-feira (10 de dezembro): Índice de otimismo das pequenas empresas (NFIB) e revisões da produtividade do terceiro trimestre.
- Quarta-feira (11 de dezembro): Índice de preços ao consumidor (CPI) de novembro
- Quinta-feira (12 de dezembro): Pedidos iniciais de auxílio-desemprego.
- Sexta-feira (13 de dezembro): Índices de preços de importação e exportação de novembro.
Esses dados complementam o panorama econômico, ajudando os investidores a antecipar possíveis movimentos no mercado da bolsa americana.
Resultados de empresas: GameStop, Broadcom e Adobe em destaque
Os investidores também estão atentos aos resultados trimestrais de várias empresas importantes listadas na bolsa americana.
A GameStop (GME), uma das ações “meme” mais conhecidas, divulgará seus resultados na terça-feira. A varejista de videogames surpreendeu recentemente ao reportar lucro, mesmo enfrentando uma queda na receita.
Na segunda-feira, a Oracle (ORCL) apresentará seu balanço. A gigante de software é observada por seu crescimento no mercado de computação em nuvem. Já na quinta-feira, a Broadcom (AVGO) divulgará seus números, após registrar perdas no trimestre anterior devido à aquisição da VMware em 2023.
A Adobe (ADBE), que tem enfrentado desafios em sua receita, também publicará seus resultados esta semana. Investidores esperam ver como a empresa está aproveitando os avanços em inteligência artificial para fortalecer seus negócios.
Por fim, a Costco Wholesale (COST) divulgará seu desempenho, após relatar crescimento moderado nas vendas no último trimestre e prever vendas de fim de ano mais contidas devido ao calendário do feriado de Ação de Graças.