
Enquanto investidores demonstram otimismo em relação ao dólar hoje, os analistas do Morgan Stanley acreditam que chegou o momento de reconsiderar essa posição e até vender a moeda. A visão da instituição contrasta com a tendência do mercado, que aposta na valorização do dólar no curto prazo.
Otimismo no mercado e perspectivas do dólar hoje
De acordo com analistas liderados por David Adams, do Morgan Stanley, a visão dominante entre investidores é de que o dólar hoje continuará se fortalecendo em relação a outras moedas importantes, como o euro, o dólar australiano e a libra esterlina.
“O consenso claramente migrou para um cenário de alta do DXY (Índice do Dólar) no futuro próximo”, afirmaram os analistas em uma nota intitulada “Hora de Vender”.
Esse otimismo, segundo o Morgan Stanley, é impulsionado por expectativas de dados econômicos positivos nos EUA e a introdução de novas tarifas comerciais pela administração de Donald Trump, que assumirá em janeiro de 2025.
Tais fatores têm sustentado a narrativa de que a economia americana continuará superando a de seus principais pares.
Oportunidades de venda do dólar
Os analistas do Morgan Stanley argumentam, no entanto, que boa parte das “boas notícias” sobre o dólar hoje já está refletida nos preços atuais.
Eles alertam que os investidores podem estar superestimando a velocidade e o impacto das mudanças nas políticas comerciais americanas, especialmente em relação à China.
“Embora os anúncios de políticas comerciais possam ser rápidos, sua implementação será mais lenta e de alcance mais limitado do que muitos esperam”, apontaram os analistas.
Como alternativa, o banco sugere que investidores considerem apostar contra o dólar, comprando pares como AUD/USD (dólar australiano) ou GBP/USD (libra esterlina).
Ambas as moedas estão relativamente menos expostas a tensões comerciais e estão sendo negociadas próximas a mínimas históricas, o que pode representar uma oportunidade de alta.
Estratégias para o mercado de câmbio
Os analistas indicaram que a libra esterlina e o dólar australiano têm potencial de valorização contra o dólar americano, com metas de preço de US$ 1,32 para a libra e AU$ 0,675 para o dólar australiano.
Além disso, eles apontam que grande parte das “más notícias” que afetam o euro já foram precificadas, o que pode limitar novas quedas na moeda europeia.
Por fim, o Morgan Stanley destaca que o otimismo excessivo em relação ao dólar cria riscos assimétricos para os investidores. “Sentimos que o sentimento geral é muito construtivo para o dólar, sugerindo riscos assimétricos para um ‘pain trade'”, concluíram os analistas.