
Segundo dados da Stocklytics, a Apple (AAPL) se manteve como a maior fornecedora de smartphones do mundo, com um domínio de mercado de 27,7% por dois anos consecutivos.
A empresa superou o gigante tecnológico Samsung por uma margem de 4,5%, mesmo operando em uma indústria altamente competitiva.
Os iPhones de baixo custo, como o iPhone SE ou smartphones intermediários, não tiveram grande impacto no sucesso da Apple. No entanto, foi a linha de modelos premium, especialmente os modelos iPhone Pro, que contribuíram significativamente para seu sucesso.
A diversificação do portfólio de produtos, a melhor execução da segmentação de mercado e a gestão da cadeia de suprimentos, especialmente em áreas operacionais cruciais como a Índia, permitiram que a Apple mantivesse uma vantagem sobre seu concorrente sul-coreano.
Marcas chinesas ameaçam domínio da Apple
Em novembro, a Apple manteve a maior parcela do mercado de smartphones, com 27,7%, pelo 24º mês consecutivo, após anos de domínio da Samsung.
Embora a participação de mercado da Apple esteja atualmente 1,5% abaixo do seu pico histórico de 29,2% em dezembro do ano passado, ela cresceu 4,2% na última década. Por outro lado, a participação da Samsung caiu para 23,2% este ano, enquanto em 2019 a empresa detinha 33% das unidades.
Isso também indica que a diferença no número de smartphones comercializados entre as duas empresas está consideravelmente menor agora.
Nos primeiros nove meses de 2024, a Apple comercializou 151 milhões de smartphones, ficando apenas 20 milhões atrás da Samsung, a menor diferença registrada até hoje no mercado de smartphones.
Por outro lado, quatro marcas chinesas, Xiaomi, Oppo, Vivo e Realme, juntas vendem mais de 36% de todos os smartphones globalmente.
Essas marcas têm reduzido participações de mercado ao oferecer equipamentos baratos e voltados para o desempenho, especialmente em áreas que continuam sensíveis a preços. Agora, a Huawei controla apenas 2,5% do mercado.