
A participação global da Apple (AAPL) no mercado de smartphones caiu um ponto percentual para 18% no último ano, enquanto as vendas do iPhone no quarto trimestre diminuíram 5%, de acordo com a Counterpoint Research. A pesquisa intitulada “Smartphone Market Recovers In 2024 After Two Years Of Decline” destaca essas mudanças.
A Bloomberg já havia relatado a queda do quarto trimestre, refletindo a falta de recursos de inteligência artificial (AI) nos telefones da empresa norte-americana na China, e um porta-voz da firma de pesquisa confirmou essa informação.
As vendas globais de smartphones da Apple caíram 2% ano a ano, num momento em que o mercado geral cresceu 4%. A série iPhone 16 “encontrou uma resposta mista, em parte devido à falta de disponibilidade do Apple Intelligence no lançamento”, afirmou a Counterpoint.
No entanto, Ivan Lam, analista da Counterpoint, disse que os produtos premium da Apple continuam conquistando admiradores.
“O sell-through do iPhone caiu, mas os consumidores estão migrando para a extremidade ultra-alta da Apple, ajudando a compensar algumas das quedas,” comentou Lam. “Em mercados como a China, estamos vendo a participação de vendas da série Pro aumentar consideravelmente.”
Participação de mercado da Samsung também caí, mas Xiaomi cresce
A participação de mercado global da Samsung também diminuiu, caindo de 20% para 19%, embora a Counterpoint tenha destacado uma forte demanda pela sua série S24. A empresa comentou: “o primeiro telefone posicionado como um dispositivo de inteligência artificial (IA)”.
A empresa chinesa Xiaomi viu sua participação de mercado aumentar de 13% para 14%.
As ações da Apple estão caindo 1% nas negociações pré-mercado, mas acumulam uma alta de mais de 25% ao longo do último ano.